Qual o melhor estágio para o estudante de direito?

1 – Melhor estágio para estudante de direito:

Hoje falaremos sobre um assunto muito importante na vida acadêmica e profissional do bacharelando em Direito. Se você chegou até aqui foi porque, provavelmente, buscou no Google Qual estágio escolher ou mesmo “Qual o melhor estágio para o estudante de direito?”. Pois bem, temos as respostas para seus questionamentos.

Como tudo que é relevante no direito, a resposta é: DEPENDE. Depende da sua disponibilidade, expectativas, objetivos e outras questões incidentes que variam de pessoa para pessoa.

Ninguém será capaz de escolher o estágio por você e muito menos responsável se vai gostar ou não, se o estágio vai de agregar ou não. Tudo depende do momento, do local de estágio, do seu interesse e do orientador/chefe de estágio e outros fatores.

Portanto, nosso objetivo aqui é tão somente falar um pouco sobre os estágios disponíveis para o graduando em Direito. Por sorte na seara do Direito existem diversas possibilidades de estágio, remunerado ou não.

melhor estágio para o estudante de direito

2 – Tipos de estágio:

Como dito acima, no Direito há várias possibilidades de estágio como diferentes requisitos e exigências, como número de créditos, processo seletivo e outros.

Dentre as opções disponíveis de estágios, falaremos das principais, sendo elas: Escritório de advocacia, Tribunal de Justiça (Justiça Estadual e Federal), Ministério Público (Estadual e Federal) e Defensoria Pública (Estadual e da União).

3 – Escritório de Advocacia:

É uma das mais comuns possibilidades de estágio. Via de regra, os escritórios não exigem que o aluno tenha cursando determinado semestre ou feito uma cadeira específica.

A carga horária semanal costuma ser de 20h. Quanto a remuneração, esta costuma variar de acordo com o tamanho do escritório, porém, comumente, se paga meio salário mínimo e no máximo um salário mínimo.

A depender da especialidade do escritório, o estagiário poderá lidar com as mais diversas situações, que irão do penal ao tributário e vice e versa.

Se você tem como objetivo aprender a lidar com as mais diversas situações que podem correr na advocacia, um escritório é o melhor que você pode escolher.

O estagiário de um escritório de advocacia terá, certamente, uma experiência proveitosa e que lhe abrirá a mente para diversos aspectos da vida. Mas atenção, nem todo escritório de advocacia te renderá boas oportunidades.

A verdade é que muitos advogados apenas querem estagiários para fazer “trabalho de escritório”, o que não agrega muito ao estudante.

Procure estagiar para escritórios ou profissionais de renome, que te propiciem reais oportunidades de aprendizado e crescimento.

Em síntese, se seu objetivo após a faculdade é advogar, recomendamos que comece a estagiar em um bom escritório de advocacia para habituar-se ao ambiente da advocacia e na forma de atuar desse ramo.

4 – Tribunal de Justiça (Justiça e Estadual e Federal)

Talvez no Direito, ao contrário do que ocorre em boa parte dos cursos, a oferta de estágios costuma ser bem diversificada. Além da seara privada (escritórios de advocacia), a oferta nos órgãos públicos é recorrente.

É o que sucede, por exemplo, nos Tribunais de Justiça que abrem seleção pública para estagiários. Geralmente, exige-se, além da aprovação da seleção, o preenchimento de alguns requisitos como, por exemplo, ter cursado 50% (cinquenta por cento) dos créditos necessários ou não ter histórico de reprovação em “x” disciplinas.

Os aprovados na seleção desempenharão atividades das mais diversas, desde o mero trabalho administrativo, como movimentação de processo e juntada de documentos até a feitura de sentenças e despachos (sob a supervisão de um magistrado, claro).

Quanto a remuneração, esta gira em torno de até 01 (um) salário mínimo e auxílio transporte. A carga horária costuma ser de 20h semanais.

Além da possibilidade de estagiar através de seleção pública, alguns municípios oferecem, em parceria com o TJ (ou JF), ajuda de custo para estágio voluntário no órgão.

No geral, o estágio no TJ pode te agregar bastante, desde que se trabalhe diretamente com o Juiz ou Analista, caso contrário, certamente o estagiário fará tão somente trabalho administrativo que, via de regra, não agrega muito em termos de bagagem jurídica.

5 – Ministério Público (Estadual e Federal):

Bem, aqui o ingresso também se dá por meio de seleção pública. A carga horária costuma ser de 20h semanais.

A bolsa de estágio também gira em torno de 01 (um) salário mínimo mais auxilio transporte.

Não é raro que o Ministério Público exija que o interessado na vaga esteja, na data posse, cursando o 4° semestre do curso e não ter reprovado “x” disciplina ou já ter cursado disciplina “y”. Enfim, vai depender do edital.

Atividades típicas desse estágio: atendimento ao público, confecção de peças e trabalho administrativo (cópias, carga de processos, protocolos e outros).

Dependendo das atribuições do seu orientador de estágio (Promotor responsável), sua atuação poderá ser da mais diversas, indo do Direito Administrativo ao Direito Penal, caso a sua promotoria não seja do tipo especializada.

Nos casos de promotorias especializadas, o órgão costuma abrir edital para realização do chamado “rodizio” de estagiários. É uma forma de garantir que o estagiário tenha vivência nas mais diversas situações. Ex. Estagiário está na 1ª Promotoria da Criança e do Adolescente e é remanejado para a 3 Promotoria Cível.

No geral, o estágio costuma ser bastante satisfatório e com a devida certeza irá acrescentar bastante. Para aqueles que sonham com a aprovação para Promotor de Justiça, tal estágio é o indicado.

6 – Defensoria Pública (Estadual e da União):

Apesar do caráter público, o estágio oferecido pela Defensoria Pública é a que mais se aproxima da advocacia. A diversidade das matérias e a proximidade com o público é um fator determinante.

A carga horária da Defensoria é de 30h semanais e a bolsa de estágio costuma ser menor. Porém, a Defensoria Pública te propiciará uma experiência única, que moldará sua forma de atuar, enquanto profissional.

O diferencial da Defensoria Pública é a variedade de situações que você, na qualidade de estagiário, atuará. Claro que o também desempenhará atividades administrativas (cópias, protocolo, carga e descarga de processos entre outros).

A Defensoria Pública, geralmente, exige para o preenchimento da vaga de estagiário o cumprimento de 50% (cinquenta por cento) dos créditos. Veja mais sobre como é o estágio na Defensoria Pública aqui

7 – Afinal, qual o melhor estágio para o estudante de direito?

Em síntese, cada estágio tem suas especificidades e áreas de atuação. Nosso objetivo é tão somente expor algumas características dos principais estágios disponíveis para o Bacharel de Direito.

Veja mais do nosso trabalho em:

Modelo de acordo extrajudicial de alimentos

Estágio na Defensoria Pública: como é?

O idoso tem direito a tramitação prioritária – art. 71

Quinto Constitucional

Pesquise mais sobre no Google

1 comment on “Qual o melhor estágio para o estudante de direito?

  1. Pingback: DIREITO EM TESE LEI N 11.340/06 - MARIA DA PENHA

Deixe uma resposta